CeCapSandes

CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE JUDICIAL PELA VIA INCIDENTAL NO PROCESSO DO TRABALHO

  1. Aspectos Propedêuticos

 

Não é raro, seja ministrando aulas em cursos, faculdades, pós-graduação ou, até mesmo, nos corredores do fórum trabalhista, algum aluno ou colega me indagar sobre a possibilidade ou não de arguição de inconstitucionalidades perante qualquer juiz do trabalho. Minha resposta sempre é: Sim! Claro que é possível.

Com efeito, essa espécie de controle, denominado difuso ou aberto, caracteriza-se pela permissão a todo e qualquer juiz (entenda-se juízo) ou tribunal, perquirir no caso concreto acerca da adequação da norma apontada como inconstitucional com a Constituição.

Observe-se que o STF já decidiu que qualquer juiz de 1ª instância pode declarar, pela via de exceção, a inconstitucionalidade de um ato normativo, como se extrai do RE 117.805/PR, cujo relator fora o eminente Min. Sepúlveda Pertence. Tal posição do Pretório Excelso permanece até os dias atuais e faz parte do nosso sistema de Jurisdição Constitucional.

Vale dizer que no controle difuso, a manifestação do Judiciário sobre a inconstitucionalidade não é o objeto principal da lide, mas sim questão prévia, necessária para o julgamento do mérito, devendo ser arguida como matéria de prejudicial de mérito. Por esta razão, a decisão sobre a inconstitucionalidade não faz coisa julgada erga omnes, pois ventilada na fundamentação da sentença, onde o órgão jurisdicional declara sua inaplicabilidade entre as partes litigantes, não alcançando terceiros estranhos à lide, exceto se julgada pelo STF via recurso extraordinário, caso o Senado Federal, após notificado pelo STF sobre a decisão, suspenda os efeitos da norma no todo em parte, o que, segundo parte da doutrina, terá efeito ex nunc, ou seja, a partir da edição da resolução que suspender a espécie normativa.

No entanto, impera ressaltar que recentemente, o STF no julgamento das ADI´s 3406 e 3470, registrou a declaração de inconstitucionalidade incidental com efeito vinculante e eficácia erga omnes, o que já vinha sendo debatida no STF há alguma tempo, em razão de pensamento do Min Gilmar Mendes.

Por este pensar, há releitura do disposto no art. 52, X da Constituição, vez que a Corte Suprema irá comunicar o Senado não para fins de eficácia da decisão, mas para que ele intensifique a publicidade, ou seja, o artigo 52, X, da CF sofreu, e isso é evidente, uma mutação constitucional, de modo a conferir à resolução do Senado caráter meramente declaratório.

Com efeito, pela via de defesa, a inconstitucionalidade pode ser argüida em qualquer ação, bem como as de nível constitucional como habeas corpus e mandado de segurança, de modo que o controle difuso só pode ser realizado em caso concreto, pois a norma tida como inconstitucional prejudica, previamente, o exercício/gozo de algum direito.

2. Reserva de Plenário (Full Bench ou Full Court)

Vimos que na 1ª instância compete ao juízo decidir sobre a inconstitucionalidade da espécie normativa submetida ao controle concreto, até mesmo de ofício. Logo, não é condição de eficácia das decisões de inconstitucionalidade emanadas das Varas do Trabalho, o princípio da reserva de plenário, pois são órgãos integrantes da primeira instância da organização judiciária trabalhista.

Pois bem, o princípio da reserva de plenário só é aplicado nos tribunais ou em seus respectivos órgãos especiais, onde houver e desde que tenha havido delegação dessa atribuição pelo tribunal pleno, nos termos do art. 97 e art. 93, XI, ambos da CRFB/88.

Assim, para que tenha eficácia à decisão acerca da inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo exarada pelos tribunais ou, onde houver, órgão especial, é necessário a declaração pela maioria absoluta de seus membros, sob pena de nulidade da decisão.

O STF, no particular, adotou a Súmula Vinculante n. 10, com o seguinte conteúdo: “Viola a cláusula de reserva de plenário (CF, artigo 97) a decisão de órgão fracionário de Tribunal que embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público, afasta sua incidência, no todo ou em parte”.

Não obstante, se arguida nos Tribunais, é imperioso, sem prejuízo da observância das normas regimentais, a observância do que dispõem o art. 948 ao art. 950 do CPC vigente, no que couber, de modo que podem os órgãos fracionários dos Tribunais (Turmas) declararem a inconstitucionalidade sem observar a reserva de plenário quando já houver pronunciamento destes ou do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.

O STF se manifestou a respeito do tema, mas na vigência do CPC de 1973 (STF. AgIn nº. 169.964. Rel. Min. Marco Aurélio), devendo ser observada, por outro lado, a Súmula Vinculante n. 10 do Pretório Excelso.

 

3. Efeitos da Decisão

 

Declarada de forma incidental a inconstitucionalidade de um ato normativo, ele se desfaz na origem, esvaziando as consequências dele decorrentes, porque destituído de qualquer eficácia jurídica, os efeitos serão ex tunc (retroativos) e inter partes (entre as partes).

Note-se que a Constituição, prevê uma forma de ampliar esses efeitos, se o STF decidir incidentalmente a inconstitucionalidade, pois neste caso, como já dito acima, o Senado Federal poderia editar uma resolução suspendendo a execução no todo ou em parte da lei declarada inconstitucional em decisão definitiva do STF, que terá efeito erga omnes e ex nunc, ou seja, com validade a partir da publicação da resolução.

O Senado Federal não está vinculado a editar a resolução, pois tal atividade é discricionária. Porém, se editar a resolução, terá exaurido sua competência constitucional, não podendo alterar sua decisão posteriormente.

Ressalte-se ainda que, para uma corrente, o Senado Federal poderia suspender parcialmente a lei declarada inconstitucional, com base na teoria dos poderes implícitos (quem pode o mais pode o menos). Mas o STF entende que se o Senado assim o fizer estará violando o princípio democrático e praticando usurpação de função, vez que estaria apreciando novamente a constitucionalidade da norma.

Sendo assim, entendemos que o STF no julgamento das ADI´s 3406 e 3470, como noticiamos ao norte, acertou, vez que como guardião das normas constitucionais, deve ter, necessariamente, a legitimidade de expurgar, de plano, normas inconstitucionais do ordenamento jurídico.

 

  1. Algumas Hipóteses para Arguição

 

A toda evidência, caso alguma das matérias abaixo venha a ser declarada constitucional (ADC) ou inconstitucional (ADI) pelo Supremo Tribunal Federal, não há mais razão para se arguir, em razão da eficácia vinculante e erga omnes que ostenta qualquer decisão do STF em sede de controle direito de inconstitucionalidade exarada por aquele órgão.

Vale dizer que as situações abaixo são apenas exemplificativas. Não temos a pretensão de esgotar o tema. No entanto, importa dizer que, em nosso sentir, além de questões específicas, qualquer norma que venha a trazer prejuízo no que toca a condição social do trabalhador é inconstitucional, tendo em vista o disposto no caput do art. 7º da CF.

Seguem arroladas de forma meramente exemplificativa, em nosso sentir, algumas disposições da CLT que violam o Texto Magno:

 

1) §2º, art. 8º, CLT. Parâmetro: art. 2º da CF e outros.

2) §5º, art. 59, CLT. Parâmetro: art. 7º, XIII CF.

3) §1º, I, II, III e IV. Art. 223-G, CLT. Parâmetro: dignidade da pessoa humana e outros.

4) §2º, art. 468, CLT. Parâmetro: direito adquirido e outros.

5) Parágrafo único do art. 613-B. Parâmetro: saúde e segurança do trabalhador, além de outros incisos do art. 7º da CF;

6) art. 702, I, “f”, §§ 3º e 4º da CF. Parâmetro: art. 2º, art. 96, I, CF e outros.

7) art. 790-B, parágrafo único. Parâmetro: Acesso à justiça e outros.

8) art. 791-A (percentual dos honorários). Parâmetro: igualdade, razoabilidade e outros, já que o CPC estabelece de 10% a 20%;

9) §4º do art. 791-A. Parâmetro: Acesso à justiça e outros.

10) parte do §2º do art. 844 e §3º na íntegra. Parâmetro: Acesso à justiça e outros.

 

Com relação a esse último item acima (existem outras hipóteses), o Tribunal Regional do Trabalho da 3º Região aprovou a Súmula 72, a qual deve ser utilizada por nós, estabelecendo:

 

         São inconstitucionais a expressão “ainda que beneficiário da justiça gratuita”, constante do § 2º, e a íntegra do § 3º, ambos dispositivos do art. 844 da CLT, na redação dada pela Lei 13.467/2017, por violação direta e frontal aos princípios constitucionais da isonomia (art. 5º, caput, da CR), da inafastabilidade da jurisdição (art. 5º, XXXV, da CR) e da concessão de justiça gratuita àqueles que dela necessitarem (art. 5º, LXXIV, da CR). (RA 145/2018, disponibilização: DEJT/TRT3/Cad. Jud. 19, 20 e 21/09/2018).

 

Como disse, não pretendo exaurir o tema, mas apresentar alguns questões essenciais e, acredito, consegui meu objetivo.

 

Caso tenha alguma dúvida, pode entrar em contato pelo e-mail fagnersandes@gmail.com

 

Cordial abraço,

 

          Fagner Sandes – Advogado, Mestre, Professor, Palestrante e Consultor.

abril 16, 2019

891 respostas em "CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE JUDICIAL PELA VIA INCIDENTAL NO PROCESSO DO TRABALHO"

  1. Grande mestre! Sempre sanando dúvidas ou enriquecendo conhecimentos, parabéns pelo grande gesto e gentileza de dividir conosco sua sapiência. Meus sinceros agradecimentos, Deus te abençoe!

  2. Greetings! I know this is kinda off topic but
    I was wondering if you knew where I could get a captcha plugin for my comment form?
    I’m using the same blog platform as yours and I’m having trouble finding one?
    Thanks a lot!

  3. Hi I am so glad I found your website, I really found you by mistake, while I was researching on Google for something else,
    Anyhow I am here now and would just like to say
    thanks a lot for a marvelous post and a all round enjoyable blog (I also love the
    theme/design), I don’t have time to look over it all at the moment but I have book-marked it and also included
    your RSS feeds, so when I have time I will be back to read
    a lot more, Please do keep up the great job.

  4. I’m impressed, I must say. Rarely do I encounter a
    blog that’s equally educative and amusing, and without a doubt,
    you’ve hit the nail on the head. The issue is something that too few men and women are
    speaking intelligently about. I’m very happy that I came across this in my search for something concerning this.

  5. As the admin of this web page is working, no
    question very rapidly it will be famous, due to its quality contents.

  6. Hey very nice site!! Guy .. Beautiful .. Superb .. I’ll bookmark your site
    and take the feeds additionally? I am glad to seek out a lot of useful information right here within the put up, we need work
    out extra techniques in this regard, thank you for sharing.
    . . . . .

  7. What’s Happening i’m new to this, I stumbled upon this I’ve found It absolutely useful and it has aided me out loads.
    I am hoping to give a contribution & aid other customers like
    its aided me. Good job.

  8. I’m gone to convey my little brother, that he should also visit this
    webpage on regular basis to get updated from latest news update.

  9. I am really inspired together with your writing talents as
    neatly as with the layout on your weblog. Is this a paid topic or did
    you modify it your self? Either way keep up the nice high quality
    writing, it’s rare to peer a nice blog like this one these days..

  10. You actually make it seem so easy with your presentation but I find this topic to be actually something that I think I would never understand.
    It seems too complicated and extremely broad for me. I am looking forward for your
    next post, I will try to get the hang of it!

  11. I’m not that much of a internet reader to be honest but your blogs really nice, keep it
    up! I’ll go ahead and bookmark your website to come back in the future.

    All the best

  12. I was recommended this blog by my cousin. I’m not sure whether
    this post is written by him as nobody else know such detailed about my problem.

    You are wonderful! Thanks!

  13. Hi there friends, its fantastic article about educationand completely defined,
    keep it up all the time.

  14. Whats up very nice site!! Guy .. Excellent .. Amazing ..
    I’ll bookmark your site and take the feeds additionally?
    I’m satisfied to find so many useful information here in the publish, we want work out more techniques in this regard, thanks for sharing.
    . . . . .

  15. Neat blog! Is your theme custom made or did you
    download it from somewhere? A design like yours
    with a few simple tweeks would really make my blog stand out.
    Please let me know where you got your design. Appreciate it

  16. Hi there Dear, are you truly visiting this website
    regularly, if so after that you will without doubt take good know-how.

  17. Fantastic blog! Do you have any helpful hints for aspiring writers?
    I’m hoping to start my own blog soon but I’m a little lost on everything.

    Would you advise starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There
    are so many choices out there that I’m completely overwhelmed ..

    Any ideas? Bless you!

  18. Hi there! I could have sworn I’ve been to this site before but after reading through some of the post I realized it’s new to me.
    Anyhow, I’m definitely glad I found it and I’ll be bookmarking and checking back often!

  19. It’s perfect time to make some plans for the future and it is time to be happy.
    I have read this post and if I could I want to suggest you some interesting things or advice.
    Perhaps you can write next articles referring to this article.
    I desire to read even more things about it!

  20. Excellent items from you, man. I have be aware your stuff prior
    to and you are simply too magnificent. I actually like
    what you’ve received here, really like what you are saying and the way in which you assert it.
    You are making it enjoyable and you continue to care for to stay it sensible.

    I cant wait to read much more from you. That is actually a tremendous web site.

  21. What’s Happening i am new to this, I stumbled upon this I’ve found It
    positively useful and it has helped me out loads. I am hoping to give a contribution &
    assist other customers like its helped me. Great job.

  22. I’m really enjoying the design and layout of your website.

    It’s a very easy on the eyes which makes it much more pleasant for me
    to come here and visit more often. Did you hire out a
    designer to create your theme? Superb work!

  23. Thanks for some other fantastic post. Where else could anyone get
    that kind of info in such a perfect approach of writing?
    I’ve a presentation subsequent week, and I am at the search for
    such information.

  24. Amazing! This blog looks exactly like my old one! It’s on a totally different subject but it
    has pretty much the same page layout and design. Great choice of colors!

  25. This piece of writing will assist the internet
    visitors for creating new website or even a weblog from
    start to end.

  26. Do you have a spam problem on this website; I also am a blogger, and I
    was curious about your situation; we have developed some nice procedures and we are looking to exchange
    techniques with others, why not shoot me
    an email if interested.

  27. fantastic publish, very informative. I ponder why
    the opposite specialists of this sector do not understand this.
    You must proceed your writing. I’m confident, you have a great readers’ base already!

  28. I read this paragraph fully concerning the comparison of newest and previous
    technologies, it’s awesome article.

  29. Hurrah, that’s what I was searching for, what a stuff!

    present here at this web site, thanks admin of this website.

  30. Hey there! I just wanted to ask if you ever have any
    trouble with hackers? My last blog (wordpress) was hacked
    and I ended up losing many months of hard work due to no back up.
    Do you have any solutions to protect against hackers?

  31. Everything is very open with a precise explanation of the challenges.
    It was truly informative. Your website is very useful.
    Many thanks for sharing!

  32. Hi to every single one, it’s really a pleasant for me to pay a visit this
    website, it contains valuable Information.

  33. Thank you for some other informative site. The place else may just I get that kind of information written in such a perfect manner?
    I’ve a undertaking that I’m just now running on, and I’ve
    been on the look out for such info.

  34. What’s up, I check your new stuff regularly. Your humoristic style is awesome, keep
    up the good work!

  35. hello there and thank you for your info – I’ve certainly picked up anything new
    from right here. I did however expertise some
    technical points using this website, since I experienced to reload the web site
    many times previous to I could get it to load properly.
    I had been wondering if your hosting is OK?
    Not that I’m complaining, but slow loading instances times will sometimes
    affect your placement in google and could damage your quality score if advertising and marketing with Adwords.
    Anyway I’m adding this RSS to my email and can look out for
    much more of your respective interesting content. Ensure
    that you update this again very soon.

  36. If some one needs expert view concerning blogging then i suggest him/her to go to see this blog, Keep up the nice work.

  37. I’m not sure where you’re getting your info, but good topic.
    I needs to spend some time learning more or understanding more.
    Thanks for fantastic information I was looking for this info for my mission.

  38. Unquestionably imagine that which you said. Your favourite justification seemed to be on the web the simplest thing to take into account of.
    I say to you, I definitely get irked at the same time as other folks
    consider concerns that they just do not understand about.
    You managed to hit the nail upon the highest as neatly as defined out the whole thing with no need side
    effect , other people could take a signal. Will
    probably be back to get more. Thank you

  39. When someone writes an post he/she keeps the plan of a user in his/her
    brain that how a user can know it. Thus that’s why this paragraph is amazing.
    Thanks!

  40. I’m impressed, I have to admit. Rarely do I come across
    a blog that’s equally educative and amusing, and let me tell you, you’ve hit the nail on the
    head. The problem is something too few folks are speaking
    intelligently about. Now i’m very happy I stumbled across this during
    my search for something regarding this.

  41. Some arе curved, some off-set and otherѕ are flat.